Novas Beta Alp 4.0 e X

Na edição de 2023 da EICMA, a fabricante de motos Beta expôs as inovadas clássicas aventureiras Alp 4.0 e X.

andardemoto.pt @ 18-11-2023 07:00:00

A Beta Alp combina habilidades off road com uma aparência clássica e uma grande praticidade para viagens.

Este modelo da fabricante italiana recebe para 2024 uma renovação total, desde o quadro ao motor e ainda outros tantos componentes.

Comparativamente à versão anterior, pondo de parte a óbvia alteração estética, a 4.0 tem agora rodas 18 polegadas atrás e 21 polegadas na frente, enquanto a X monta rodas de 17 polegadas na traseira e 19 polegadas na dianteira, afirmando as suas capacidades todo-o-terreno.

Ambos os modelos possuem agora uma nova iluminação frontal em LED, com forma redonda na Alp X e mais angular na Alp 4.0.


Mas, à parte das diferenças mencionadas anteriormente, o motor “pendurado” no seio do quadro de aço é comum aos dois modelos. O monocilíndrico com 350 cc foi desenvolvido numa parceria entre a Beta e a Tayo Motorcycles, unicamente desenhado para este modelo.

A unidade motriz de injeção eletrónica oferece uma potência de 35 cv às 9500 rpm, entregues à roda traseira pela caixa de 6 velocidades que permite à Beta Alp alcançar os 130 km/h de velocidade máxima.

Com reduzidos consumos anunciados de 3,5 litros aos 100 km, a Beta Alp garante uma autonomia simpática graças ao seu depósito de combustível com capacidade para 11 litros, tornando-a ainda mais versátil.

As suspensões foram configuradas a pensar numa experiência de condução mais divertida, mas sem perder qualidades de agilidade e conforto nos diferentes usos que se lhe podem dar. De mencionar que a distância do assento ao solo na Alp 4.0 é de 865 mm, ao passo que na Alp X é de 855 mm.


Comum aos dois modelos é a travagem, com um disco de 290 mm na frente e outro de 220 mm na traseira, ambos mordidos por pinças Nissin.

Os componentes de série incluem ainda o sistema de ABS da Bosch, desligável no modo “Offroad” mas ativado automaticamente quando a moto é reiniciada, e o painel de instrumentos LCD que permite a observação do nível de combustível, status do ABS, autonomia e mudança engrenada além das informações básicas como o velocímetro, tacómetro e conta rotações.

A Beta Alp 4.0 e X apontam para um grande nicho de motociclistas que procuram uma proposta exclusiva e fiável, com características técnicas compatíveis com a categoria A2 e que pretendem uma moto leve e versátil para a prática do todo-o-terreno.

A chegada ao mercado português destes dois modelos Alp da Beta não é ainda conhecida.


andardemoto.pt @ 18-11-2023 07:00:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews