Honda SH350i – Novo estilo e mais potência
Novo ano, nova vida. A Honda decide renovar a versão de maior cilindrada da popular scooter SH. A nova Honda SH350i apresenta-se ao serviço com novo estilo e mais potência. Fique a conhecer as suas características.
andardemoto.pt @ 27-11-2020 11:20:14
Fazendo
parte da família de scooters de roda alta que já rendeu à Honda mais de uma
milhão de unidades vendidas na Europa, a SH350i é a mais recente geração da
famosa SH na sua variante de maior cilindrada e que por isso ocupa a partir de
2021 o lugar da bem sucedida SH300i.
Para o novo ano a Honda espera continuar esta história de sucesso. E por isso a
nova SH350i conta com algumas novidades que a posicionam como uma excelente
proposta para os motociclistas que pretendem um meio de transporte urbano, mas
também necessitam de algo mais.
Como o próprio nome do modelo indica, a passagem do motor 300 para um 350 cc
significa que houve um aumento de 50 cc. Este aumento de cilindrada, que na
realidade passou dos 279 para os 330 cc, permitiu obter mais 12,4% de potência
de pico, que atinge agora os 28,3 cv às 7.500 rpm, mas o novo motor eSP+ da
SH350i é significativamente mais forte em toda a faixa de rotação, para
acelerações mais rápidas e uma velocidade máxima mais elevada de 134 km/h.
O binário máximo é agora de 32 Nm às 3.250 rpm, e o monocilíndrico com
refrigeração por líquido e SOHC está dentro dos parâmetros de homologação
Euro5.
No interior do motor encontramos diversas novidades. Para conseguir o aumento
de cilindrada, o diâmetro do cilindro passou de 72 para 77 mm e o curso subiu
para os 70,7 mm. A relação de compressão é de 10,5: 1. Para se adequar ao
aumento da cilindrada, a elevação e o comando das válvulas foram otimizados. Em
comparação com o modelo anterior, na SH350i os comandos de fecho das válvulas
da admissão e de abertura/fecho das válvulas do escape foram atrasados em 5°. A
elevação também foi aumentada em 0,3 mm.
A cambota também foi redesenhada e está agora 10% mais leve. Isto foi
conseguido sem fazer alterações nas dimensões dos moentes e mantendo a força e
a rigidez necessárias para fazer face ao aumento de potência. Para aumentar o
arrefecimento do pistão, um injetor de óleo, como o usado na CRF450R, pulveriza
o óleo diretamente na parte de trás do pistão.
O atrito interno é reduzido pela descentragem de 5 mm no cilindro, pela
introdução de um afinador de came hidráulico na corrente da distribuição e pela
utilização de uma bomba de fundo. Usada em motos de alta performance, esta
bomba reduz a pressão interna do motor, reduz a agitação do óleo e diminui as
perdas por bombagem e o atrito interno de rotação. Um veio de equilibrio novo
reduz ainda mais as vibrações e contribui para uma maneabilidade agradável e
suave.
As revisões ao nível da admissão fizeram a rampa de aceleração aumentar de 34
para 36 mm, com as válvulas da admissão também 1 mm maiores, agora para 28 mm,
o que melhora a eficiência. O ar é fornecido ao cilindro por uma caixa-de-ar de
5,5 litros de volume.
As aberturas da admissão e do escape também foram completamente redesenhadas.
Agora, a abertura de admissão aspira o ar com mais eficiência, utilizando um
"fluxo de redemoinho" reforçado dentro do cilindro para maior
consistência na queima do combustível. Os gases de escape são agora expelidos
por uma abertura de escape em linha reta, em vez da anterior abertura em curva,
o que melhora mais a eficiência.
Para reduzir a resistência dos gases de escape, o novo silenciador consiste
agora de duas câmaras distintas, em vez das anteriores três. As melhorias
introduzidas no tubo que liga à câmara de expansão, bem como o tamanho e a
colocação do catalisador, também melhoram o fluxo e a purificação dos gases.
O motor da SH350i está equipado com o sistema HSTC de controlo de binário
selecionável da Honda. O HSTC compara a diferença entre as velocidades das
rodas dianteira e traseira, calcula a relação de deslizamento e depois controla
o binário do motor através do sistema de injeção para readquirir a tração na
roda traseira. O sistema HSTC pode ser Ligado / Desligado através de um comando
no punho esquerdo.
A aparência da nova SH350i segue as
linhas já apresentadas na também renovada SH Mode 125. No caso da versão
maior a Honda redefiniu as suas formas para lhe conferir uma presença mais “musculada”,
mas sem fugir aos traços gerais que caracterizam a família SH.
A sua nova frente destaca-a das outras: o farol de LED apresenta uma
"travessa central" que divide as duas barras laterais de iluminação,
com os feixes de médios e de máximos. As luzes de presença ficam por cima da
mesa de direção, criando uma assinatura luminosa elegante e contemporânea. O
farolim traseiro, também de LED, foi redesenhado, e os intermitentes encaixam-se
perfeitamente na traseira entre as pegas para o passageiro, agora em alumínio.
A forma fácil como a SH350i se adapta a uma utilização urbana é demonstrada na
plataforma plana com 435 mm de largura. Utilizando o prático gancho fixo ao
painel frontal, a SH350i permite o transporte de grandes objetos entre as
pernas do condutor que fica sentado a apenas 805 mm de altura do solo. Debaixo
do assento o espaço mantém-se, embora agora conte com uma ficha USB do tipo C.
O painel de instrumentos em LCD é totalmente novo, sendo que o condutor pode
visualizar diferentes informações disponíveis através de botões no punho
esquerdo.
A suportar tudo isto e de forma a garantir um comportamento dinâmico acima da
média, está um novo quadro tipo berço. Redesenhado para se adaptar às
necessidades da mais potente SH350i, este quadro é fabricado em tubos de aço.
Os diferentes tubos apresentam diâmetro e espessura diferenciada, com a Honda a
trabalhar a flexibilidade e resistência do quadro para garantir estabilidade e
agilidade de um conjunto que apresenta um peso a cheio de apenas 174 kg.
O modelo de 2021 da Honda SH350i vai estar disponível nos seguintes esquemas
cromáticos:
Vermelho Metalizado Mate Carnelian
Prata Metalizado Mate Ruthenium
Branco Pérola Cool
Preto
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